Fechar esta pagina

A polêmica estabelecida com relação à prioridade do vôo do mais pesado que o ar, deve ser apreciada com a atenção que merece, tendo em vista a documentação da época e as pesquisas desenvolvidas por diversos historiadores.

Alguns dos fatos serão de forma reduzida abordados a seguir:

O primeiro vôo publico de Santos-Dumont com um aparelho mais pesado que o ar ocorreu em 23 de outubro de 1906, no Campo de Bagatelle, em Paris/França, com o avião de nome 14-Bis.

voo do 14-bis

Podemos ver parte do filme original de Santos-Dumont em 1906 clicando aqui: (14bis.wmv") or (14bis.rm") or (14bis.mov")

No ano de 1908, Irmãos Wright fizeram seu O primeiro vôo publico e disseram que O primeiro vôo foi em 17 de dezembro de 1903 em Kill Devil Hill, uma colina onde podiam jogar seu planadores contra o vento na descida.

No primeiro vôo de Santos-Dumont, milhares de pessoas encontravam-se no Campo de Bagatelle, que para lá correram ao ouvir as notícias divulgadas pela imprensa local. Esse vôo foi amplamente fotografado e filmado pela companhia cinematográfica Pathé, parte desse filme pode ser apreciado neste site. No Vôo do 14-bis todos os preparativos do vôo foram fotografados e vitória alcançada por Santos-Dumont foi noticiada pelos mais importantes jornais do mundo. O Aeroclube da França registrou o acontecimento em ata especial.

No vôo alegado pelos Irmãos Wright, disseram que estavam presente cinco testemunhas, vizinhos e trabalhadores da região, não tinha ninguem com conhecimentos aeronauticos para certificar o vôo. Nada foi filmado ou noticiado na imprensa norte-americana. O único que tem e a palavra deles e poderiam dizer qualquer outra data. Mesmo assim, o vôo do planador motorizado jogado desde uma colina contra um vento forte não constitue uma decolagem, vôo e aterrizagem de um avião e sim um simples vôo planado. Somente em 1908 eles exibiram fotografias de um avião no ar, dizendo que foram batidas em 1903. As mesmas podem ser de um simples salto ou podem terem sido tiradas em qualquer outra data.

Foto do motoplanador que os Irmaos Wright disseram que voo em 1903

Em estas fotos vemos a replica destinada a representar o vôo dos Irmãos Wright no 17 de dezembro de 2003 em um dos testes alguns dias antes, na foto central vemos o aparelho no ar, esta foto mesmo sendo desde outro angulo, e muito parecida a que eles mostraram em 1908 dizendo que tinha sido tirada em 1903, na foto da direita vemos o resultado do teste, concluímos com isto que a foto nada prova em relação a um vôo real.

O suposto testemunha e fotografo John Daniels quem trabalhaba na estacao salvavidas de Kill Devil Hills escreveu uma carta sobre o que diz que viu no dia 17 de Decembro de 1903. Daniels ficou famoso pela foto que so foi presentada ao publico anos mais tarde, sera que a data esta correta? O unico testemunho do Daniels e uma carta que escreveu para um amigo 20 anos depois, sim! so 20 anos depois. Aqui temos a copia da carta e o texto.

Carta de Daniels 20 escrita 20 anos depois.

June 30 ---- 1933 Dear friend, I Don’t know very much to write about the flight. I was there, and it was on Dec the 17, -- 1903 about 10 o’clock. They carried the machine up on the Hill and Put her on the track, and started the engine, and they through a coin to see who should take the first go, so it fell on Mr. Orval, and he went about 100 feet or more, and then Mr. Wilbur taken the machine up on the Hill and Put her on the track and he went off across the Beach about a half a mile or more before he came Down. He flew so close to the top of a little hill the he Pulled the Rudder off so we had to Bring her back to the camp, and it was there I got tangled up in the machine and she Blew off across the Beach with me hanging in it, and she went all to Pieces. It Didn’t Hurt me much I got bruised me some. They Packed up every thing and went home at Dayton. That ended the Day. I snapped the first Picture of a Plain that ever flew. They were very nice men and we all enjoyed Being out at the Camp with them mostly every Day. That accident made me the first airoplane causiality in the world and I have Piece of the upright that I was holding on to when It fell. Would be glad to Render any informattion at any time you need it. Sincerely, John T. Daniels Manteo NC

No ano de 1906 havia dois prêmios de aviação a disputar: um oferecido pelo Aeroclube da França, para um vôo de cem metros de distância e outro, oferecido pelo Sr. Ernest Archdeacon, para quem fizer um vôo de apenas 25 metros, Santos-Dumont vôo muito mais, e ganhou os dois premios, fez isto frente a imprensa e as autoridades do aeroclube, os Irmãos Wright não qualificavam para os premios porque seu aparelho não conseguia decolar socinho, ele necessitava uma catapulta para decolar.

O fato de existir estes premios em 1906, ampliamente divulgados pela imprensa mundial em 1906, comprovava que até então nenhuma pessoa conseguira decolar, voar e pousar com um aparelho mais pesado que o ar saindo do chão usando exclusivamente os recursos de bordo sem qualquer auxilio externo.

Em 17 de dezembro de 1903 os irmãos Wright enviaram um telegrama para seu pai, Milton Wright com detalhes de vôo de um planador ao que agregaram um motor de 12 hp.

Telegrama enviado pelos Irmaos Wright ao pai em 17 de dezembro de 1903

No telegrama pode se ler: Sucesso quatro vôos manhã quinta-feira todos iniciados no nível do chão contra vento 21 milhas somente com força motor velocidade média relação ar 31 milhas vôo mais longo 57 segundos informe imprensa local. Feliz Natal. Orevelle Wright”

Lê-se no telegrama que o planador motorizado adquiriu sustentação quando a velocidade em relação ao ar atingiu 31 milhas por hora, sendo que apenas 10 milhas por hora eram resultantes da tração do motor; as outras 21 milhas por hora eram conseqüência do vento reinante na ocasião.

Esses dados revelam que a sustentação se deveu muito mais à velocidade do vento de então (21 milhas por hora, do que à tração do motor, 10 milhas por hora.

Um vôo mecânico num aparelho mais pesado do que o ar é aquele no qual a sustentação é obtida pela forca do motor. Um vôo planado é aquele no qual o aparelho e sustentado pela forca exercida pelo vento sobre as asas. Concluímos que os vôos de 17 de dezembro de 1903 foram vôos planados, e não mecânicos, pois sem vento eles não teriam saído do chão.

Antes do inicio dos seu experimentos os Irmãos Wright procuravam por um lugar onde tivesse muito vento, o melhor lugar que conseguiram foi Kitty Hawk, distante 900 quilômetros de Dayton, onde eles moravam. O lugar conta de uma colina e muita área livre, ideal para vôo com planador.

Os irmãos Wright escolheram as areias de "North Carolina" não apenas pelos ventos favoráveis, mas também por ser um lugar distanciado. Quizeram voar em segredo, porque não estavam certos de poder patentear suas idéias, e quizeram lucrar com elas antes que outros as copiassem.

Embora os irmãos Wrights não convidassem nenhum reporter ou peritos da aviação ao kitty hawk, e se recusabam a fornecer fotografias, diagramas ou detalhes dos vôos, esperaram que a imprensa os glorificasse como os conquistadores do ar.

O telegrafista Alpheus Drinkwater, quem operaba uma estação telegrafica próxima de onde os irmãos faziam suas experiências e tambem era correspondente de "The Associate Press" quem assistiu ao que os Wright fizeram no dia 17 de dezembro de 1903.

Quarenta e oito anos depois, declarou para o jornal The New York Times em 17 de dezembro de 1951, que em 17 de dezembro de 1903 os Wright apenas planearam e que seu primeiro vôo real só veio a ocorrer em 6 de maio de 1908.

Patente do planador

Na data de 23 de Marco de 1903 Os Irmãos Wright aplicaram para uma patente que foi concedida em 22 de maio de 1906,"Patente No. 821393" (U.S.A.) a patente não e de um avião e sim de um planador (sem motor)

Patente do planador

O sistema de torção da asa para controle lateral patenteado pelos irmãos Wright caiu em desuso, substituído pelos ailerons, utilizados ate hoje, inclusive utilizado por Santos Dumont em alguns vôos do 14bis.

Na revista "Greenings of Bee Culture" foi publicado uma reportagem em janeiro de 1905 nela só teve a fotografia de um planador...Leia a reportagem!

Foto do planador publicado na revista Greenings of Bee Culture de 1 de janeiro de 1905 Foto do planador publicado na revista Greenings of Bee Culture de 1 de janeiro de 1905



A réplica de 2003 estava envenenada!! mesmo assim, Não vôou! Mr. jack Cherne, que trabalhou 18 anos na reconstrução da replica do aparelho dos irmãos Wright declarou ao jornal Science World, de 5 de outubro, 1998 que os testes comprovaram que o aparelho original era instável, e que era um milagre que os irmãos não se tivessem matado, que a réplica seria modificada para melhor!, Já para um jornal de Los Angeles declarou que "O avião era extremamente instável","por isso e que nenhuma replica do avião dos irmãos Wright pôde voar. Nós fizemos algumas mudanças menores na replica que estamos construindo agora, asas levemente reconfiguradas, canard mais largo e motor mais moderno para assegurarmos de que voe. Não será visível a qualquer um mas que nós, preferimos estar "seguros" a estar "pesarosos". Ver reportagem no jornal;Los Angeles Business Journal", 4 de Junho de 2001

No ano de 1910 a França homenagea Santos_Dumont erigindo monumentos, um, no próprio Campo de Bagatelle, em Paris e outro, em 1913, o Ícaro de Saint-Cloud, na Praça Santos-Dumont, em Saint-Cloud.

No 1º, está escrito: AQUI, EM 12 DE NOVEMBRO DE 1906, SOB O CONTROLE DO AEROCLUBE DA FRANÇA, SANTOS-DUMONT ESTABELECEU OS PRIMEIROS RECORDES DE AVIAÇÃO DO MUNDO.

No 2º monumento, está escrito: ESTE MONUMENTO FOI ERIGIDO PELO AEROCLUBE DA FRANÇA PARA COMEMORAR AS EXPERIÊNCIAS DE SANTOS-DUMONT, PIONEIRO DA LOCOMOÇÃO AÉREA. 19 DE OUTUBRO DE 1901 E 23 DE OUTUBRO DE 1906”.

A data de 19 de outubro de 1901, se refere ao Prêmio Deutsh vitória também obtida por Santos-Dumont.

monumento. Santos-Dumont junto ao monumento.

Santos Dumont escreveu: Os partidários dos Irmãos Wright pretendem que estes voaram na América do Norte de 1903 a 1908. Tais vôos teriam tido lugar perto de Dayton, num campo ao longo de cujo limite passava um bonde. Não posso deixar de ficar profundamente espantado por este feito inexplicável, único, desconhecido: durante três anos e meio os Wright realizaram inúmeros vôos mecânicos e nenhum jornalista de tão perspicaz imprensa dos Estados Unidos se balança a ir assistí-los, controlá-los, e aproveitar o assunto para a mais bela reportagem da época. Como imaginar, então, que na época os Irmãos Wright descrevam círculos no ar durante horas sem que ninguém disto se ocupe? Eu não quero tirar em nada o mérito dos irmãos Wright, por quem tenho a maior admiração; mas é inegável que, só depois de nós, se apresentaram eles com um aparelho superior aos nossos, dizendo que era cópia de um que tinham construído antes dos nossos. O que diriam Édison, Graham Bell ou Marconi se, depois que apresentaram em público a lâmpada elétrica, o telefone e o telégrafo sem fios, um outro inventor se apresentasse com uma melhor lâmpada elétrica, telefone, ou aparelho de telegrafia sem fios dizendo que os havia construído antes deles?

O 14-Bis saiu do chão, ganhou altura e pousou em seguida, usando trem de pouso como todos os aviões.

O avião dos Irmãos Wright era um planador motorizado, lançado através de uma catapulta, ganhando velocidade sobre trilhos montados no chão. O avião não tinha rodas!

Patente do planador

O aparelho dos irmaos Wright não decolava, e tinha que ser catapultado, após qualquer pouso, os irmaos Wright tinham que transportar todo o material, torre da catapulta, trilhos, cordas, etc. para que nova decolagem fosse possível!

No ano de 1907 Santos-Dumont desafiou os irmaos Wright quenes ja estabam na midia mas não mostravam ter uma nave capaz de voar por sim mesma ao premio oferecido pelo Jornal: London Dayly Mail de $50.000 para quem fizer a travessia de Londres a Manchester, eles recusaram alegando que nao tinham dinheiro e que o que queriam era vender sua invenção por uma grande suma de dinheiro a um governo extrangeiro.

A primeira morte na história da aviação aconteceu no dia 17 de setembro de 1908 na cidade de Fort Myer morrendo o Tenente Tom Selfridge, o piloto era Orville Wright!.

Antes de 1908 os irmãos Wright tentaram vender a sua invenção ao Exército dos Estados Unidos, não havendo qualquer sucesso porque os militares não chegaram a assistir a qualquer vôo...tentaram também vender a Franca, Inglaterra e Alemanha, mas com sua arrogante insistência de receber do comprador, um alto sinal em efectivo, antes de ver ou de inspecionar o aparelho voador? sem provas de um vôo real não obtiveram sucesso em qualquer negociação.

Os primeiros vôos públicos dos Irmãos Wright na França foram em agosto de 1908, utilizando motor francês Bariquand et Marre, se segundo eles fazia 5 anos que voavam, porque não trouxeram motor desde os Estados Unidos?

Os Irmaos Wright tentando vender o aparelho para Alemanha

Há fartos registros históricos e científicos sobre as realizações de Santos Dumont e outros pioneiros. Havia livre troca de idéias e experiências entre eles. As evidências históricas e científicas, quando analisadas com seriedade, constituem poderoso argumento para atribuir a estes pioneiros o maior acervo de serviços prestados ao desenvolvimento da ciência e da técnica do vôo, e não aos irmãos Wright, que faziam tudo em segredo com o único intuito de vender os direitos a qualquer um que fosse, fato que é comprovado pelas dezenas de cartas com os representantes dos governos de Estados Unidos, França, Inglaterra e Alemanha.

Nao resta dúvida que a evolução inicial da aviação a motor teve lugar na Europa e sobretudo na França de forma totalmente independente e sem nenhuma contribuição dos irmãos Wright.

Tentativa de voo da replica do planador motorizado dos Wright no ano de 2003
Podemos ver o filme completo clicando aqui:

replica do motoplanador que os Irmaos Wright disseram que voo em 1903, tentando decolar desde o trilho Replica do motoplanador dos Irmaos Wright no ar, foto muito parecida a que disseram que voo em 1903 Foto da replica do motoplanador um segundo despues.


  • ESTA PAGINA ESTA EM CONSTRUCAO,VOLTE REGULARMENTE