Nos primeiros anos do seculo 20 cada uma das experiências que eram realizadas, bem sucedidas ou não, agregavam algum tipo de descoberta ou invenção, que fazia avançar o conhecimento coletivo sobre a aviação. Neste sentido, e ainda que Santos Dumont tenha realizado o primeiro vôo mecânico homologado em 1906, não poderíamos afirmar que ele socinho tenha inventado 100% o avião porque foi uma invenção coletiva ou, como disse o coronel francês Ferdinand Ferber, considerado com um dos precursores da aviação, o vôo real foi conseguido passo a passo, salto a salto, vôo a vôo.
Ouve no entanto quem fizeram algum trabalho no assunto mais "em secreto" e fizeram publicas suas descubertas somente em 1908, apos 2 anos do primer voo de Santos Dumont e quando muitos outros ja voavam em Europa e outros lugares,
Estes, Nao contribuiram em Nada! para o beneficio da aviação mundial.
Santos Dumont nunca patenteou pra sim nenhuma de suas criações e, mais do que isto, fazia questão de divulgá-las, como uma conquista não sua mas de toda a humanidade. Disse ele a um jornalista que o entrevistava: Se quer prestar-me um grande favor, declare, pelo seu jornal, que, desejoso de propagar a locomoção aérea, ponho à disposição do público as patentes de invenção do meu aeroplano.